Olheiro

Rainford Kalaba

Data de Nascimento: 14/08/1986
Nacionalidade: Zâmbia
Altura/Peso: 1,77m / 70kg
Clube: Mazembe

 
Rainford Kalaba, internacional pela Zâmbia, certamente que diz algo aos adeptos do futebol português. No seu historial conta com uma transferência para o SC Braga em 2008, passagens por Leiria e Gil Vicente, onde mais brilhou. E agora? Quem for conhecedor de futebol e identificar a equipa sensação de África, o Mazembe, irá descobrir lá para o meio um pequenino de pés de lã, Rainford Kalaba. Sempre que o vi jogar fiquei impressionado com a sua qualidade técnica, realmente fantástica, e imaginava que pudesse singrar na equipa bracarense. Mas não, depois de uma pré-época prometedora, para espanto dos adeptos do Braga, Kalaba regressou ao seu continente sem mais deixar rasto. A forma como conduz a bola atada ao pé, os seus movimentos repentinos a trocar a bola no meio-campo, a maneira como balança o corpo por entre as defesas adversárias, a classe pura que está ao alcance de poucos. Certamente que cresceu e se encontra mais rigoroso tacticamente, pelo que esta seria a oportunidade ideal para se voltar aventurar no futebol europeu, quem sabe se Portugal não seria um bom destino.




Ruben Pinto

Data de Nascimento: 24/04/1992
Nacionalidade: Portugal
Altura/Peso: 1,81m / 69kg
Clube: Benfica


Uma das maiores promessas do futebol de formação dos encarnados. Organizador de jogo da equipa júnior das águias, Ruben Pinto actua no meio-campo onde desempenha o papel de organizador central de jogo ou médio ala. Com o número 10 nas costas vai brilhando e recentemente despertou o interesse dos gunners que viam nele um jogador com uma enorme margem de progressão. É um típico médio que assume o jogo, é incisivo nas assistências para os colegas de ataque e remata com muito oportunismo e precisão. Dotado de uma excelente capacidade técnica, Ruben Pinto necessita de um palco onde impor o seu estilo de jogo, quem sabe seja já na Luz.





Xherdan Shaqiri

Data de Nascimento: 10/10/1991
Nacionalidade: Suíça
Altura/Peso: 1,70m / 69kg
Clube: Basileia

Um jovem atleta com muito potencial a actuar na Liga Suíça, onde representa o FC Basel. Dono de um pé esquerdo formidável este talento não tarda a ver o seu nome associado a grandes emblemas do futebol europeu, aliás, como aos poucos se vai verificando. Esta esperança no futebol helvético faz a diferença por aliar a sua apurada técnica, velocidade e execução de movimentos. Actua preferencialmente pela esquerda onde é bastante imprevisivel e combina movimentos de profundidade com variações de flanco. Xherdan é um jogador de toque fácil que com pouco espaço consegue driblar os adversários e remater com facilidade. O campeonato suíço começa a revelar-se demasiado pequeno para um grande talento.





Danilo Silva

Data de Nascimento: 15/07/1991
Nacionalidade: Brasil
Altura/Peso: 1,84m / 74kg
Clube: Santos

Para quem pensa que no Santos apenas despontam duas grandes estrelas mundiais (Neymar-Ganso) está muito enganado. Talvez ofuscado pelo brilhantismo da dupla maravilha, Danilo Silva é uma jóia que o clube de Pelé está a mostrar ao mundo do futebol. E de facto já o conseguiu porque depois do suposto interesse dos encarnados neste atleta, eis que surge agora a cobiça dos eternos rivais de Milão, AC Milan e Inter. Actuando pela ala direita Danilo é apontado como o novo Maicon e de facto a alcunha assenta-lhe que nem uma luva. Um jovem craque com um nível técnico superior, com uma verticalidade de jogo que faz dele um quebra-cabeças para a defesa adversária e ainda têm uma especial apetência para alvejar a baliza. Ou seja, um lateral moderno que defende bem e ataca ainda melhor, que é capaz de percorrer toda a ala mas também pode actuar a pivot. Para seguir ao pormenor a evolução de Danilo, se ainda ninguém se apercebeu dele.



Rafael  Tolói

Data de Nascimento: 10/10/1990
Nacionalidade: Brasil
Altura/Peso: 1,85m / 75kg
Clube: Góias

Este defesa-central de grande valor está pronto para de se assumir num outro campeonato. Rafael Tolói actua no Góias que é o seu clube de sempre, porém, recentemente têm sido alvo de FC Porto e Palermo (Itália). Com apenas 20 anos e já titular dos sub-20 brasileiros é visto como um valor seguro que pode sonhar com outras paragens e também proporcionar uma salvação financeira para o Góias. Este defesa distingue-se por ser imperial ao nível da antecipação e do desarme, o que leva a subir no terreno e assim lançar jogadas de ataque constantemente. Também revela índices de maturidade acima da média para a sua tenra idade o que denota a fácil adaptação que teria ao futebol europeu.
  




Sime Vrsaljko

Data de Nascimento: 10/01/1992
Nacionalidade: Croácia

Altura/Peso: 1,83m / 73kg
Clube: Dínamo de Zagreb

Com um nome de difícil pronúncia este atleta alinha no actual campeão croata, o Dínamo de Zagreb. Com apenas 19 anos de idade consegui-se impôr de tal forma na equipa principal que é considerado uma das maiores promessas do futebol no país. Actuando pelo corredor direito onde se define como um ala moderno que têm a capacidade de estender o seu jogo até ao último terço do campo, possui uma excelente capacidade de posicionamento e cruzamento, tal a facilidade com que assiste os avançados. Recentemente têm despertado a cobiça do Arsenal que vê nele um jogador com muito futuro, por isso não é de estranhar que o croata mude de palcos entretanto.





Zezinho

Data de Nascimento: 23/02/1991
Nacionalidade: Guiné-Bissau
Altura/Peso: 1,76m / 72kg

Clube: Sporting - Juniores

José Lopes, mais conhecido no mundo do futebol por Zezinho é uma das pérolas da formação do Sporting que está nas coagitações dos maiores clubes da Europa. Descoberto pelo departamento de scouting do Sporting na Guiné-Bissau este jovem africano chegou à 2 anos a Alvalade com idade de juvenil mas desde logo se afirmou na equipa júnior. Curiosamente este talentoso atleta já representa a sua selecção e detém o registo de ser o mais jovem internacional da Guiné. Médio de origem este "10" típico gosta de assumir a batuta do jogo, tem uma capacidade técnica elevadíssima em especial no capítulo do passe e com a bola junta ao pé é um jogador muito dificil de travar. Um caso sério no futebol de formação em Alcochete, que poderá ser muito mais do que isso. Rótulo de Craque!





Zé Luís

Data de Nascimento: 24/01/1991
Nacionalidade: Cabo-Verdiano
Altura/Peso: 1,83m / 75kg
Clube: Gil Vicente

Um talento brutal escondido nos palcos da Liga Orangina. De seu nome Zé Luís mas também conhecido como Drogba de Barcelos este jovem avançado já tem a sua transferêmcia encaminhada para o Sporting de Braga no final da presente temporada. Chegou a Barcelos ainda em júnior proveniente  de Cabo-Verde e fez-se goleador máximo com 27 golos. Chamado à equipa principal para um jogo contra o Beira-Mar, Zé Luís mal entrou marcou logo um golaço e desde aí nunca mais foi preterido das escolhas de Paulo Alves. Este ano tem sido uma das peças vitais na excelente campanha dos galos, onde está na corrida pela subida ao escalão máximo do futebol português. Este jovem avançado move-se muito bem dentro da área, têm um poder de impulsão fantástico e uma capacidade de antecipação que mete respeito a qualquer defesa. Dentro de pouco tempo este cabo-verdiano irá brilhar pelos Guerreiros do Minho e com certeza que estará aqui um dos melhores avançados a actuar em Portugal. Que ninguém o perca de vista!





James Rodríguez


Clube: FC Porto
Data de Nascimento: 12/07/1991
Nacionalidade: Colômbia
Altura/Peso: 1,80m / 72kg

Este jovem jogador começou a dar os primeiros passos no Envigado, Colômbia. Fruto do seu talento precoce e da sua maturidade mudou-se para a Argentina representando o Banfield, onde desde as primeiras exibições na equipa principal começou a mostrar os seus apurados dotes futebolísticos. Com apenas 18 anos chamou a atenção de grandes colossos europeus que viam nele um grande craque do futuro! A luta pela sua contratação foi acesa, porém o actual campeão nacional, Futebol Clube do Porto, levou a melhor. Hoje, James Rodríguez vai progressivamente ganhando espaço na equipa principal e sempre que é chamado corresponde com muito boas exibições. Quando se olha para este jovem jogador vê-se um canhoto bastante habilidoso que tem como suas principais armas o remate, a capacidade de jogar em equipa e o um-para-um. Com certeza que o futebol português fica muito beneficiado com a presença deste tipo de atletas e cada vez mais os holofotes estão apontados para El Bandido.




Sem comentários:

Enviar um comentário